Todos os anos os pais ou responsáveis sempre precisam ter atenção quando o assunto é matrícula de seus filhos nos respectivos colégios, principalmente quando o assunto é transferência ou também a possibilidade da matrícula do colégio militar 2021.
Um dos colégios mais concorridos entre todos do Brasil, há várias sedes espalhadas por entre algumas capitais brasileiras, sendo necessário além de atenção para as datas de inscrição, mas também saber quais os documentos necessários e demais questões pendentes.
Colégio Militar: demais informações
Além de terem uma grande concorrência diante de suas pouquíssimas vagas disponibilizadas, os colégios militares também são lembrados pelo seu excelente ensino, de muita qualidade e de renome em todo nosso país.
São necessárias três provas até que o aluno finalmente seja aceito na instituição: o teste teórico, o teste físico e também de saúde, sendo assim, posteriormente matriculado.
O colégio é administrado diretamente pelo exército brasileiro, com o objetivo de ensinar com a maior tecnologia e ensino superior em relação às demais escolas, sempre pregando as tradições dos militares, desde os trajes como uniformes, atividades físicas, organização de demais clubes e também hierarquias militares por entre as turmas.
Vale a pena lembrar que filhos de militares já possuem maiores chances de entrar na instituição, visto que do contrário, é necessário prestar o processo seletivo.
Como funciona a prova?
Lembrada por ter alto nível de dificuldade, o aluno precisará fazer uma prova de matemática, português e redação, da qual deverá ter 70% de acerto somente de matemática para assim, prestar o restante do teste.
Depois de passar nessa primeira fase, será necessário então passar pela prova de aptidão física e o teste de saúde.
Pré requisitos do colégio militar
É importante que saiba que são necessários alguns pré requisitos para prestar a prova do colégio militar e assim, posteriormente, se inscrever na pré matrícula. Entre essas necessidades, estão:
- Ser brasileiro nato;
- Estar cursando ou ter concluído o 5º ano do ensino fundamental – para assim prestar a prova para o 6º ano;
- Estar cursando ou ter concluído o 9º ano do ensino fundamental – para assim prestar a prova para o ensino médio;>
- Ter entre 10 e 13 anos para entrar no ensino fundamental;
- Ter entre 14 até 18 anos para entrar no ensino médio;
- O aluno não pode ter sido expulso de outro colégio militar;
- Mostrar o CPF, RG e qualquer outro documento oficial com foto com no máximo dois anos de expedição.
Além disso, o aluno terá que se preparar para arcar com a taxa de R$95, correspondente a inscrição. Depois disso, terá que aguardar sua chamada até o colégio militar de interesse, levando os documentos originais citados acima.
As provas costumam acontecer no período no meio do ano, correspondendo a entrada no ano seguinte.
Dessa forma, fique sempre ligado no site do Colégio Militar de sua região, quais são as datas previstas, se existe algum documento além dos citados acima, demais especificações e tenha uma prova!
E lembre-se de estudar bastante para garantir sua vaga, afinal, a concorrência costuma ser árdua.